ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
O uso da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem é uma estratégia muito utilizada para estimular a construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.
Leia as opções abaixo e indique qual apresenta todas as assertivas que fazem parte dos objetivos do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
I- A função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo
II- O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
III-Os jogos lúdicos oferecem condições do educando vivenciar situações-problemas, às experiências com a lógica e o raciocínio favorecem a sociabilidade, estimulando as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.
IV- Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional;
Apenas II,III,IV
Apenas I,II,IV
Apenas II e III
Apenas I,III,IV
Apenas I e IV
Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, o Paracelsus ou Paracelso, foi médico, filósofo, alquimista, químico, astrólogo. Criativo e inovador viajou por quase toda a Europa e pelo Oriente, sempre acompanhado por um séquito de discípulos, exercendo a profissão de cidade em cidade.
Indique qual das opções abaixo apresenta uma significativa contribuição de Paracelsus para o desenvolvimento da química moderna.
Desenvolveu a primeira tabela Periódica
Implantou a lei dos gases
A preparação de forma precisa de remédios
Implantou a geometria analítica e o sistema de coordenadas
Desenvolveu a teoria do flogismo
A história da química, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade.O princípio desta ciência ocorreu, segundo antropólogos, com o surgimento do homem na Terra. Qual dentre as descobertas abaixo foi a precursora no desenvolvimento do homem primitivo?
O Surgimento das cidades
Surgimento da técnica de fazer fogo
O domínio da agricultura e da caça
Surgimento rudimentar da linguagem
A fabricação de armas, ferramentas mais resistentes
A aula expositiva de laboratório é como uma comunicação verbal estruturada, muito utilizada pelos professores para transmitir seus conteúdos aos alunos.
Considerando o fragmento anterior identifique quais as ações abaixo fazem parte de uma aula expositiva de laboratório:
I. O professor mantêm o controle do experimento.
II. Este procedimento se bem feito oportuniza o aluno a criar conceitos.
III. O aluno juntamente com o professor executa a prática.
IV. O princípio da aula expositiva de laboratório é não esclarecer a matéria para os alunos e sim deixá-los com as dúvidas para depois saná-las.
Podemos concluir que as afirmações corretas são:
II e IV, apenas.
I,II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Segundo André e Pesce (2012), à docência é uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que ensinar. Numa sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as exigências para o exercício da docência têm sido cada vez maiores, ocasionando a avaliação do modelo dos cursos de formação de professores e do perfil do profissional que se pretende formar. Uma das possibilidades tem sido a formação do professor reflexivo e pesquisador. Para Tardif (2002), a prática reflexiva pode ajudar o professor a responder às situações incertas e flutuantes, dando condições de criar soluções e novos modos de agir no mundo. Todavia, a reflexão por si significa pouco, o importante é sobre o que refletir e como ocorre esse processo. Nessa perspectiva, Zeichner (1992), defende que o professor deve sistematizar sua reflexão, tornando-a investigativa.
Sendo assim, indique de acordo com nosso material didático, qual alternativa abaixo apresenta todas as habilidades que um professor-pesquisador precisa ter no desenvolvimento de seu trabalho em busca desse objetivo.
1-Levantamento bibliográfico;
2-Problematização;
3-discussão com colegas;
4-Investigação;
5-Ter amplo conhecimento do objeto de pesquisa, ou seja, do assunto que vai pesquisar
6-Identificação de perguntas que precisam ser respondidas;
7-Capacidade em criar instrumentos de obtenção de dados.
1-2-4-5-6-7
1-3-4-5-6-7
4-5-6-7
2-3-4-5-6-7
1-2-3-4-6-7
Segundo Haidt (2001), o professor ao escolher um recurso audiovisual deve levar em consideração alguns aspectos. Considerando essa informação, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
1) Adequação dos Objetivos
( ) Os meios audiovisuais devem ser de baixo custo.
2) Funcionalidade
( ) O recurso audivisual deve ser adequado aos objetivos propostos e ao conteúdo a ser assimilado.
3) Simplicidade
( ) O recurso audiovisual deve ser funcional, isto é, possibilitar a utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo.
4) Qualidade e Exatidão
( ) Os recursos audivisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar.
A sequência correta está contida na alternativa:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
Apenas II,III,IV
Apenas I,II,IV
Apenas II e III
Apenas I,III,IV
Apenas I e IV
Philippus Aureolus Theophrastus Bombast von Hohenheim, o Paracelsus ou Paracelso, foi médico, filósofo, alquimista, químico, astrólogo. Criativo e inovador viajou por quase toda a Europa e pelo Oriente, sempre acompanhado por um séquito de discípulos, exercendo a profissão de cidade em cidade.
Indique qual das opções abaixo apresenta uma significativa contribuição de Paracelsus para o desenvolvimento da química moderna.
Desenvolveu a primeira tabela Periódica
Implantou a lei dos gases
A preparação de forma precisa de remédios
Implantou a geometria analítica e o sistema de coordenadas
Desenvolveu a teoria do flogismo
A história da química, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade.O princípio desta ciência ocorreu, segundo antropólogos, com o surgimento do homem na Terra. Qual dentre as descobertas abaixo foi a precursora no desenvolvimento do homem primitivo?
O Surgimento das cidades
Surgimento da técnica de fazer fogo
O domínio da agricultura e da caça
Surgimento rudimentar da linguagem
A fabricação de armas, ferramentas mais resistentes
A aula expositiva de laboratório é como uma comunicação verbal estruturada, muito utilizada pelos professores para transmitir seus conteúdos aos alunos.
Considerando o fragmento anterior identifique quais as ações abaixo fazem parte de uma aula expositiva de laboratório:
I. O professor mantêm o controle do experimento.
II. Este procedimento se bem feito oportuniza o aluno a criar conceitos.
III. O aluno juntamente com o professor executa a prática.
IV. O princípio da aula expositiva de laboratório é não esclarecer a matéria para os alunos e sim deixá-los com as dúvidas para depois saná-las.
Podemos concluir que as afirmações corretas são:
II e IV, apenas.
I,II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Segundo André e Pesce (2012), à docência é uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que ensinar. Numa sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as exigências para o exercício da docência têm sido cada vez maiores, ocasionando a avaliação do modelo dos cursos de formação de professores e do perfil do profissional que se pretende formar. Uma das possibilidades tem sido a formação do professor reflexivo e pesquisador. Para Tardif (2002), a prática reflexiva pode ajudar o professor a responder às situações incertas e flutuantes, dando condições de criar soluções e novos modos de agir no mundo. Todavia, a reflexão por si significa pouco, o importante é sobre o que refletir e como ocorre esse processo. Nessa perspectiva, Zeichner (1992), defende que o professor deve sistematizar sua reflexão, tornando-a investigativa.
Sendo assim, indique de acordo com nosso material didático, qual alternativa abaixo apresenta todas as habilidades que um professor-pesquisador precisa ter no desenvolvimento de seu trabalho em busca desse objetivo.
1-Levantamento bibliográfico;
2-Problematização;
3-discussão com colegas;
4-Investigação;
5-Ter amplo conhecimento do objeto de pesquisa, ou seja, do assunto que vai pesquisar
6-Identificação de perguntas que precisam ser respondidas;
7-Capacidade em criar instrumentos de obtenção de dados.
1-2-4-5-6-7
1-3-4-5-6-7
4-5-6-7
2-3-4-5-6-7
1-2-3-4-6-7
Segundo Haidt (2001), o professor ao escolher um recurso audiovisual deve levar em consideração alguns aspectos. Considerando essa informação, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
1) Adequação dos Objetivos
( ) Os meios audiovisuais devem ser de baixo custo.
2) Funcionalidade
( ) O recurso audivisual deve ser adequado aos objetivos propostos e ao conteúdo a ser assimilado.
3) Simplicidade
( ) O recurso audiovisual deve ser funcional, isto é, possibilitar a utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo.
4) Qualidade e Exatidão
( ) Os recursos audivisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar.
A sequência correta está contida na alternativa:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
Desenvolveu a primeira tabela Periódica
Implantou a lei dos gases
A preparação de forma precisa de remédios
Implantou a geometria analítica e o sistema de coordenadas
Desenvolveu a teoria do flogismo
A história da química, está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da humanidade.O princípio desta ciência ocorreu, segundo antropólogos, com o surgimento do homem na Terra. Qual dentre as descobertas abaixo foi a precursora no desenvolvimento do homem primitivo?
O Surgimento das cidades
Surgimento da técnica de fazer fogo
O domínio da agricultura e da caça
Surgimento rudimentar da linguagem
A fabricação de armas, ferramentas mais resistentes
A aula expositiva de laboratório é como uma comunicação verbal estruturada, muito utilizada pelos professores para transmitir seus conteúdos aos alunos.
Considerando o fragmento anterior identifique quais as ações abaixo fazem parte de uma aula expositiva de laboratório:
I. O professor mantêm o controle do experimento.
II. Este procedimento se bem feito oportuniza o aluno a criar conceitos.
III. O aluno juntamente com o professor executa a prática.
IV. O princípio da aula expositiva de laboratório é não esclarecer a matéria para os alunos e sim deixá-los com as dúvidas para depois saná-las.
Podemos concluir que as afirmações corretas são:
II e IV, apenas.
I,II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Segundo André e Pesce (2012), à docência é uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que ensinar. Numa sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as exigências para o exercício da docência têm sido cada vez maiores, ocasionando a avaliação do modelo dos cursos de formação de professores e do perfil do profissional que se pretende formar. Uma das possibilidades tem sido a formação do professor reflexivo e pesquisador. Para Tardif (2002), a prática reflexiva pode ajudar o professor a responder às situações incertas e flutuantes, dando condições de criar soluções e novos modos de agir no mundo. Todavia, a reflexão por si significa pouco, o importante é sobre o que refletir e como ocorre esse processo. Nessa perspectiva, Zeichner (1992), defende que o professor deve sistematizar sua reflexão, tornando-a investigativa.
Sendo assim, indique de acordo com nosso material didático, qual alternativa abaixo apresenta todas as habilidades que um professor-pesquisador precisa ter no desenvolvimento de seu trabalho em busca desse objetivo.
1-Levantamento bibliográfico;
2-Problematização;
3-discussão com colegas;
4-Investigação;
5-Ter amplo conhecimento do objeto de pesquisa, ou seja, do assunto que vai pesquisar
6-Identificação de perguntas que precisam ser respondidas;
7-Capacidade em criar instrumentos de obtenção de dados.
1-2-4-5-6-7
1-3-4-5-6-7
4-5-6-7
2-3-4-5-6-7
1-2-3-4-6-7
Segundo Haidt (2001), o professor ao escolher um recurso audiovisual deve levar em consideração alguns aspectos. Considerando essa informação, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
1) Adequação dos Objetivos
( ) Os meios audiovisuais devem ser de baixo custo.
2) Funcionalidade
( ) O recurso audivisual deve ser adequado aos objetivos propostos e ao conteúdo a ser assimilado.
3) Simplicidade
( ) O recurso audiovisual deve ser funcional, isto é, possibilitar a utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo.
4) Qualidade e Exatidão
( ) Os recursos audivisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar.
A sequência correta está contida na alternativa:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
O Surgimento das cidades
Surgimento da técnica de fazer fogo
O domínio da agricultura e da caça
Surgimento rudimentar da linguagem
A fabricação de armas, ferramentas mais resistentes
A aula expositiva de laboratório é como uma comunicação verbal estruturada, muito utilizada pelos professores para transmitir seus conteúdos aos alunos.
Considerando o fragmento anterior identifique quais as ações abaixo fazem parte de uma aula expositiva de laboratório:
I. O professor mantêm o controle do experimento.
II. Este procedimento se bem feito oportuniza o aluno a criar conceitos.
III. O aluno juntamente com o professor executa a prática.
IV. O princípio da aula expositiva de laboratório é não esclarecer a matéria para os alunos e sim deixá-los com as dúvidas para depois saná-las.
Podemos concluir que as afirmações corretas são:
II e IV, apenas.
I,II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Segundo André e Pesce (2012), à docência é uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que ensinar. Numa sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as exigências para o exercício da docência têm sido cada vez maiores, ocasionando a avaliação do modelo dos cursos de formação de professores e do perfil do profissional que se pretende formar. Uma das possibilidades tem sido a formação do professor reflexivo e pesquisador. Para Tardif (2002), a prática reflexiva pode ajudar o professor a responder às situações incertas e flutuantes, dando condições de criar soluções e novos modos de agir no mundo. Todavia, a reflexão por si significa pouco, o importante é sobre o que refletir e como ocorre esse processo. Nessa perspectiva, Zeichner (1992), defende que o professor deve sistematizar sua reflexão, tornando-a investigativa.
Sendo assim, indique de acordo com nosso material didático, qual alternativa abaixo apresenta todas as habilidades que um professor-pesquisador precisa ter no desenvolvimento de seu trabalho em busca desse objetivo.
1-Levantamento bibliográfico;
2-Problematização;
3-discussão com colegas;
4-Investigação;
5-Ter amplo conhecimento do objeto de pesquisa, ou seja, do assunto que vai pesquisar
6-Identificação de perguntas que precisam ser respondidas;
7-Capacidade em criar instrumentos de obtenção de dados.
1-2-4-5-6-7
1-3-4-5-6-7
4-5-6-7
2-3-4-5-6-7
1-2-3-4-6-7
Segundo Haidt (2001), o professor ao escolher um recurso audiovisual deve levar em consideração alguns aspectos. Considerando essa informação, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
1) Adequação dos Objetivos
( ) Os meios audiovisuais devem ser de baixo custo.
2) Funcionalidade
( ) O recurso audivisual deve ser adequado aos objetivos propostos e ao conteúdo a ser assimilado.
3) Simplicidade
( ) O recurso audiovisual deve ser funcional, isto é, possibilitar a utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo.
4) Qualidade e Exatidão
( ) Os recursos audivisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar.
A sequência correta está contida na alternativa:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
II e IV, apenas.
I,II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Segundo André e Pesce (2012), à docência é uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que ensinar. Numa sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as exigências para o exercício da docência têm sido cada vez maiores, ocasionando a avaliação do modelo dos cursos de formação de professores e do perfil do profissional que se pretende formar. Uma das possibilidades tem sido a formação do professor reflexivo e pesquisador. Para Tardif (2002), a prática reflexiva pode ajudar o professor a responder às situações incertas e flutuantes, dando condições de criar soluções e novos modos de agir no mundo. Todavia, a reflexão por si significa pouco, o importante é sobre o que refletir e como ocorre esse processo. Nessa perspectiva, Zeichner (1992), defende que o professor deve sistematizar sua reflexão, tornando-a investigativa.
Sendo assim, indique de acordo com nosso material didático, qual alternativa abaixo apresenta todas as habilidades que um professor-pesquisador precisa ter no desenvolvimento de seu trabalho em busca desse objetivo.
1-Levantamento bibliográfico;
2-Problematização;
3-discussão com colegas;
4-Investigação;
5-Ter amplo conhecimento do objeto de pesquisa, ou seja, do assunto que vai pesquisar
6-Identificação de perguntas que precisam ser respondidas;
7-Capacidade em criar instrumentos de obtenção de dados.
1-2-4-5-6-7
1-3-4-5-6-7
4-5-6-7
2-3-4-5-6-7
1-2-3-4-6-7
Segundo Haidt (2001), o professor ao escolher um recurso audiovisual deve levar em consideração alguns aspectos. Considerando essa informação, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
1) Adequação dos Objetivos
( ) Os meios audiovisuais devem ser de baixo custo.
2) Funcionalidade
( ) O recurso audivisual deve ser adequado aos objetivos propostos e ao conteúdo a ser assimilado.
3) Simplicidade
( ) O recurso audiovisual deve ser funcional, isto é, possibilitar a utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo.
4) Qualidade e Exatidão
( ) Os recursos audivisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar.
A sequência correta está contida na alternativa:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
1-2-4-5-6-7
1-3-4-5-6-7
4-5-6-7
2-3-4-5-6-7
1-2-3-4-6-7
Segundo Haidt (2001), o professor ao escolher um recurso audiovisual deve levar em consideração alguns aspectos. Considerando essa informação, associe a coluna da esquerda com a coluna da direita.
1) Adequação dos Objetivos
( ) Os meios audiovisuais devem ser de baixo custo.
2) Funcionalidade
( ) O recurso audivisual deve ser adequado aos objetivos propostos e ao conteúdo a ser assimilado.
3) Simplicidade
( ) O recurso audiovisual deve ser funcional, isto é, possibilitar a utilização dinâmica ativando o pensamento reflexivo.
4) Qualidade e Exatidão
( ) Os recursos audivisuais devem transmitir com exatidão a mensagem que se deseja comunicar.
A sequência correta está contida na alternativa:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
1-4-2-3
2-3-1-4
3-1-2-4
1-2-4-3
3-2-4-1
Para Wechsler (2001, 2002), um professor criativo é aquele que está aberto a novas experiências e, assim sendo, é ousado, curioso, tem confiança em si próprio, além de ser apaixonado pelo que faz. Trabalha com idealismo e prazer, adotando uma postura de facilitador e quebrando paradigmas da educação tradicional.
Sendo assim, aponte a alternativa abaixo que não corresponde as atitudes do professor o qual o autor Wecheler (2001, 2002) indica no texto “A criatividade faz a diferença na escola: o professor e o ambiente criativos” postado na biblioteca do componente.
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
Estimular questionamento, dando-lhes tempo para pensar e para testarem hipótese
Criar um ambiente competitivo, buscando descobrir o potencial de cada aluno
Estimular a curiosidade dos alunos
Ouvir idéias diferentes das suas
Encorajar os alunos a realizar seus próprio projetos
Sabemos que o uso de jogos no ensino de uma maneira geral provoca alguns efeitos e mudanças no comportamento dos estudantes.
Leia as opções a seguir e marque a única opção que corresponde a tais efeitos e mudanças.
I- A utilização de jogos didáticos faz com que os alunos trabalhem e adquiram conhecimentos sem que estes percebam, pois a primeira sensação é a alegria pelo ato de jogar.
II-O uso do jogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno é eficiente devido a repetição de ações na busca da vitória.
III- Os estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem ou de relacionamento com colegas em sala de aula melhoram sensivelmente o seu rendimento e a afetividade;
IV-O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem tem como papel principal na educação do aluno a criação de um ambiente competitivo, o qual força o aluno a aprender para vencer o seu adversário.
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
Apenas III,IV
Apenas II,IV
Apenas II,III
Apenas I,II,III
Apenas I,III
A aula expositiva é um dos procedimentos mais antigos e tradicionais, e também o mais difundido nos vários graus escolares. Aponte qual das opções abaixo corresponde aos objetivos de uma aula expositiva e marque a única alternativa que apresenta todas as opções correspondentes.
I-Fazer uma síntese do conteúdo abordado numa unidade, dando uma visão globalizada e sintética do assunto.
II-Transmitir informações e conhecimentos seguindo uma estrutura lógica e com economia de tempo.
III-Introduzir um novo conteúdo, apresentando e esclarecendo os conceitos básicos da unidade e dando uma visão global do assunto.
IV-Deixar o aluno em uma posição passiva, não permitindo que ele conteste a mensagem transmitida, devendo essa ser aceita sem debates e, ainda, com a obrigação de repeti-la, por ocasião das provas de verificação.
V-Desencadear a participação da classe, podendo haver contestação, pesquisa e discussão a partir de uma mensagem apresentada pelo professor.
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V
O tempo de oscilação de um pêndulo não depende do peso do corpo suspenso na extremidade do fio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo de realizar seu famoso experimento da torre de Pisa, afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmação é um exemplo de:
Apenas-II-III-V
Apenas-II-III
Apenas-III-IV
Apenas-I-II-III-V
Apenas- I-III-V